quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Natal e Ano Novo

Por Vinicius Takacs

nascimento-de-jesus-4

Há teorias que dizem que o nascimento do Cristo não foi em 25 de dezembro, que esta seria a data pagã para a celebração do solstício de inverno do hemisfério norte, incorporado pela igreja católica para implantação de sua doutrina.

Há teorias que dizem que colocar presentes embaixo de um pinheiro nada difere do antigo ritual pagão de fazer oferendas a Odin, o deus nórdico, ritual também incorporado pela igreja de Pedro para implantação de sua doutrina.

Independentemente de serem verdadeiras ou não, creio que a proposta destas datas, destes ciclos, sejam diferentes.

O que se vê hoje é um Natal puramente comercial, no qual nos preocupamos mais com os presentes do que com o sentimento que estamos gerando. Nos preocupamos mais se aquele tio ou tia se deu o trabalho de fazer um prato mais elaborado do que nós mesmos. Reclamamos de ter que comparecer aos compromissos familiares.

Mais do que tudo isso, não fazemos nada para mudar.

O Natal representa a data em que mais lembramos daquele que encarnou e desencarnou em prol de toda a humanidade, e isso inclui eu e você também. Nosso grande Mestre, exemplo maior que temos, que nos deixou o grande ensinamento, o ensinamento do Amor. E mesmo mais de dois milênios depois, pouco aprendemos.

Mais importante do que uma simples data, é nos ligarmos a essa energia tão forte, tão pura, que só tem a nos melhorar. Creio que esse seja o verdadeiro espírito natalino.

O ano novo, por sua vez, representa um ciclo que se encerra e outro que se inicia. Por definição, é tempo de renovação. Renovação da alma, das esperanças. Sabemos que o perído desta humanidade não é muito longo, portanto, já é passado o tempo de mudarmos, de nos melhorarmos. Mais válido do que promessas vazias, egoístas e rituais do qual nem sabemos os significados, é sentirmos essa renovação verdadeira dentro de nós. (Vale lembrar, para os Estados que fazem parte do horário de verão, que o tempo cósmico continua inalterado, portanto, a ano novo ocorrerá as 23h).

É sabido que o plano espiritual intensifica, e muito, todo trabalho feito no planeta, aumentando inclusive a energia de luz recebida por nós. Não disperdicemos tamanha dádiva!

Que neste Natal e Ano Novo possamos nos ligar fortemente às energias divinase nos melhorar cada vez mais. Como disse Kardec,

“NAITRE, MOURRIR, RENAITRE ENCORE
ET PROGRESSER SANS CESSE
TELLE EST LA LOI.”

Muita Luz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário