sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Mediunidade

Texto feito por Elaine C. A. Takacs sobre a aula de 24/10/09

chico_xavier

É a faculdade ou aptidão especial que todos nós possuímos, uns mais, outros menos desenvolvidos e que permite a ligação do plano físico e espiritual.

* Objetivos *

A finalidade é proporcionar a evolução espiritual da humanidade e do planeta, além de: ter correta visão da espiritualidade; esclarecer (encarnados e desencarnados) os que estão em rebeldia espiritual; aguçar o esforço moral e intelectual; manter a ordem e o equilíbrio; estimular a humildade, paciência, preserverança e resiginação e; fortalecer os laços fraternos entre os habitantes das duas esferas.

* Natureza *

A mediunidade pode ser natural ou de prova.

Natural é uma conquyista individual e corresponde a méritos conquistados através da evolução espiritual e moral. A mediunidade natural não é condição ideal a ser alcançada, não é privilégio de alguns mas patrimônio de todos quando já tiverem atingido os mais altos degraus da evolução. Muitos consideram a intuição a forma mais perfeita de mediunidade natural, pois nçao necessita da prática dos trabalhos. Segundo André Luiz, “mediunidade não é disposição da carne transitória e sim expressão do espírito imortal.”

De prova é uma tarefa para reajuste. É uma permissão temporária da faculdade para alguns, a pedido de espíritos superiores e/ou amigos ou ainda pelo próprio indivíduo, para que com seu uso possa resgatar dívidas passadas e evoluir. Esse tipo de mediunidade é a que predomina em nosso plano, dada as condições evolutivas que aqui existem.

* Médiuns *

São pessoas com faculdades especiais que servem de intermediários entre o plano físico e espiritual. Todos somos médiuns, temos dentro de nós todas as condições para este intercâmbio. Temos apenas que esperar o momento certo para despertar essa faculdade, pois todos estamos nos preparando para a mediunidade natural. Não podemos esquecer da importância do bom senso e da busca de aprimoramento dos sentimentos e das virtudes que por sua vez proporcionam equilíbrio das vibrações.

* Formas *

Consciente – o espírito aproxima-se do médium e transmite sua mensagem por pensamento. O médium ouve e transmite com suas próprias palavras usando maior ou menor fidelidade, segundo suas limitações. Nesta mediunidade não há contato perispiritual. Podem ser taxadas de mistificações por leigos, pois o médium emprega seu estilo próprio.

Semi Consciente – o espírito entra em contato com o médium através do perispírito, sem que o mesmo se afaste do corpo. Desta forma o médium não perde a consciência e sabe o que acontece a sua volta.

Incosciente – o perispírito se afasta do corpo físico temporariamente, ficando este em maior ou menor disposição e controle do espírito comunicante. O médium tem que ser consciente de que é dono do seu corpo e percebendo qualquer coisa errada por parte do comunicante, deve intervir. Para isso é essenial que o médium se eduque, intelectualize, aprendendo os fatores que envolvem as manifestações espirituais.

Devido a condição de evolução predominante de nosso planeta, podemos classificar os bons médiuns como raros, os médios comuns e como maioria, os mediocres.

* Normas *

Para que os trabalhos alcancem seus objetivos, precisam de ordem e disciplina, para que isto aconteça devemos estar semrpe alertas e vigilantes, procurar aprender com os trabalhos, não sendo apenas curiosos, precisamos de concentração, silêncio, harmonia e equilíbrio.

* Sono e sonho *

Sono é o repouso do corpo físico. Neste momento a alma fica parcialmente liberta, ligada ao corpo físico pelo cordão prateado. É uma forma de morte, aparente e incompleta, abrindo portas para o sonho, estas mais ou menos amplas, dependendo da condição espiritual de cada um, pois o sonho é a emancipação da alama, e neste momento fica ligado as faixas vibratórias com que sintoniza.

Por isso dizemos que o sono é um fenômeno físico que repõe energias, enquanto o sonho é um fenômeno espiritual. Com isso vemos que passamos grande parte de nossas vidas em atividade, mesmo durante o sono. Sendo assim, quando nos deitamos devemos pedir ao Pai permissão de usarmos as horas de nosso sono para nossa evolução, seja aprendendo, trabalhando na prática do amor ao próximo.

“O capítulo dos sonhos é da maior importância na vida do homem. Levando-se em consideração que um terço da vida física é dedicada ao sono, imenso patrimônio logrará quem converter esse tempo, ou parte dele, no investimento do progresso, em favor da libertação que lhe credenciará para uma existência plena, um futuro ditoso. Dorme-se portanto como se vive, sendo-lhe os sonhos o retrato emocional da vida moral e espiritual.” (Espírito Manoel P. de Miranda, através do médium Divaldo Pereira Franco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário