quinta-feira, 10 de março de 2011

Tempo de Quaresma

Por Vinicius Takacs

jesus-na-cruz_pai-porque-me-abandonastes

Após a festa da carne, mais comumente conhecida como carnaval, inicia-se para os cristãos, o período de quaresma.

Os quarenta dias que perduram tal período simbolizam a necessidade do arrependimento dos pecados, a necessidade da procura de uma vida espiritual. Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência.

A cor roxa, muito utilizada neste período, especialmente pelos católicos, simboliza penitência, e não luto, como muitos acreditam.

Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.

No meio espírita, sabe-se que o tempo de quaresma é um período em que se deve ter muita cautela e preparação, pois muitos dos irmãos não tão esclarecidos voltam a tona, colocando em prática muito de suas ações antes reprimidas com mais facilidade. O cuidado nos trabalhos realizados neste período são essenciais para evitar maiores problemas.

Este momento de reflexão, idealmente, deveria ser utilizado por nós em nosso dia a dia, e não somente em um determinado período. Façamos de nossa vida uma grande reflexão sobre a verdadeira Luz. O que torna a quaresma especial é a passagem de Cristo pela crucificação. Lembremos daquele que deu sua vida por nós, do mestre dos mestres, de nosso grande irmão.

Avaliemos nossos passos, sintamos as energias que nos rondam, e assim, caminhemos rumo a um futuro melhor.

 

Muita Luz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário