quinta-feira, 26 de julho de 2012

Sobre entidades, Orixás e Coroas Mediúnicas

Por: Caio Takacs

mediunidade2

Mas afinal o que são e quem são as famosas entidades ou guias que encorporam nos centros de umbanda?

Bem, nossas Verdadeiras entidades são grandes/velhos amigos do qual aceitam e nós aceitamos também trabalhar em conjunto durante nossa encarnação, as entidades são escolhidas e somos escolhidos por elas de acordo com as necessidades dos dois lados além da trajetória que já tiveram juntos ao longo de suas encarnações. Devo ressaltar que existem exceções, pois existem algumas raras pessoas que não nascem com essas entidades formando uma coroa mediúnica, isso não quer dizer que você não tenha estes amigos lhe ajudando, somente que não foi preparada uma coroa mediúnica para você antes de encarnar por algum motivo especial, caso em sua trajetória você decida trabalhar com a mediunidade de incorporação, está coroa será preparada. E sim até mesmo aqueles que optam em terra por outra religião têm sua coroa mediúnica, pois ela não serve apenas para incorporação, mas também para nos ajudar, tenha você medo de espíritos ou não.

Essas entidades nos ajudam ao decorrer de nossas trajetórias terrenas, e junto conosco aprendem muito, há sempre uma troca de experiências independente do grau evolutivo da entidade. Lembre-se que não é porque temos a ajuda destes amigos que eles poderão interferir em nossas vidas por simples desejos nossos, eles devem respeitar uma hierarquia, sem falar que existem coisas nas quais precisamos passar em terra para o nosso melhor, e quem decide isso é nosso mentor espiritual ou o anjo da guarda, o nome que queiram dar, este por sua vez também um velho amigo que aceitou nos ajudar em nossa encarnação. Nenhuma verdadeira entidade desrespeita uma ordem do mentor espiritual de cada ser, pois este é o mais hábil e em maior grau evolutivo para tomar decisões para nossa evolução, nem mesmo o chefe de nossa coroa mediúnica tem maiores poderes de decisões do que o mentor.

Digo Verdadeiras entidades, pois apesar de termos estas zelarem por nós, temos o livre arbítrio e quase sempre não sabemos usa-lo de maneira adequada, sendo assim muitos irmãos optam por maus caminhos, entram e/ou fundam centros do qual não incorporam suas verdadeiras entidades, e sim mistificadores, ou chefes ou trabalhadores de legiões das trevas, etc. dizendo que são tais entidades e na sua maioria as mais conhecidas para elevar o ego do encarnado, e estas entidades aproveitam para farrear e fazer o mal muitas vezes sem que os encarnados percebam, e suas verdadeiras entidades que queriam e precisavam muito trabalhar, não podem interferir no livre arbítrio do encarnado restando a elas rezar para que um dia acordemos.

Para identificar se estamos incorporando nossas verdadeiras entidades ou não, não é muito difícil, elas não nos trazem mal estar como muitos lugares dizem, mesmo elas sendo de esquerda do qual já explicarei, e nenhuma delas vem apenas para farrear, ao contrario vem sempre prestar a caridade sem cobrar absolutamente nada por isso e independente de quem seja a pessoa que veio pedir ajuda, claro que ajudar não significa fazer o que o solicitante pede, muitas vezes cabe as entidades esclarecerem o que é melhor a ser feito, pois a pessoa que busca por ajuda não esta em condições de raciocinar o que é o melhor. Suas verdadeiras entidades não estão preocupadas com a roupa que estão usando ou os apetrechos e nem maquiagem, elas não precisam disso, como também não precisam fumar, beber ou comer, elas não mais estão encarnadas, vieram trabalhar, e com um único objetivo, prestar caridade.

Como devo proceder diante de uma entidade?

Quando for conversar com uma entidade cumprimente-a, acompanhe seus movimentos, provavelmente ela o cumprimentará primeiro, caso você não saiba qual é a entidade que está incorporada no médium que você esta conversando, pergunte a ela, ela deve se apresentar. Caso você não entenda o que ela falou não se preocupe peça para ela repetir ou lhe explicar melhor afinal você não é obrigado a saber do que ela esta falando ou entender. Você não é obrigado a levar a ferro e fogo o que as entidades te dizem, na verdade aconselho vocês a questiona-los, ninguém é obrigado a acreditar no que uma entidade lhe diz, mas não nos custa irmos de coração aberto e raciocinarmos o que estamos ouvindo, passarmos em uma peneira e aproveitarmos o que acharmos necessário em nossas vidas. Se você estiver em um centro que as entidades bebem e fumam, você não é obrigado e não fica feio não aceitar caso ela ofereça, além disso, se a fumaça estiver lhe incomodando peça para que ela não fume enquanto conversa com você, você também não é obrigado a gostar da fumaça do charuto, cigarro, cachimbo, etc.

E a coroa mediúnica, o que é?

A coroa mediúnica é a representação de todas as entidades que trabalham com você, e os orixás de cabeça que você tem. Os orixás de cabeça são aqueles do qual você foi abençoado no centro, onde ouve-se muito aquele médium é filho de tal orixá, isso significa que ele foi abençoado por aquele orixá em especifico, em seguida explicarei como isso se procede.

Para imaginarmos a coroa mediúnica podemos imaginar como um cocar, que na frente temos como representação os orixás, a sua direita estarão as entidades de direita e a esquerda representados as entidades de esquerda.

As entidades de direita são aquelas com maior grau evolutivo, mais puras, estas já não trabalham mais com tanta energia negativa devido seu grau evolutivo que dificulta, são grandes conhecedores das leis universais e conselheiros. Já as entidades de esquerda muitas vezes são confundidas pelas pessoas como sendo entidades trevosas, não se enganem, são irmãos mais próximos a nós que ainda tem as mesmas dificuldades emocionais que nós, e trabalham com energias mais pesadas, com trabalhos mais pesados, isso não significa que não sejam de luz ou que não trabalhem para a luz. Temos também muitas vezes esquecidas as entidades da virada, que são aquelas entidades que estão em uma transação da esquerda para a direita, estas entidades conseguem trabalhar de maneira mais pura ou ainda como as entidades da esquerda, isso dependerá do que for melhor para ela em cada situação, elas podem ser representadas em nossas coroas mediúnicas tanto do lado esquerdo quanto do lado direito, isso ela mesmo poderá dizer onde ela esta posicionada.

Por todas estas entidades serem de luz não nos trazem mal estar. Caso isso aconteça fique atento peça orientação do chefe da casa.

Não falarei aqui neste texto a respeito de cada entidade, pois creio que seja melhor um texto a parte para este assunto.

E os orixás, como saber quais são? Como são representados em nossa coroa?

Existem lugares que jogam búzios para a descoberta de seu pai e sua mãe de cabeça, que são os orixás. Não tenho nada contra quem o faz, mas esta não é a maneira que o Luz de Aruanda trabalha. Devemos entender um pouco mais sobre os orixás para identificarmos a melhor maneira de descobrirmos nosso pai e mãe.

Os orixás são representações energéticas que regem nosso planeta e talvez nossa galáxia, quem sabe o universo todo. De acordo com nossas características mais fortes nos faz ser filho de um orixá em especifico, mas às vezes achamos que somos filhos de algum orixá, pois parece que temos tal característica mais aparente, porém isso é externo e estamos falando de nosso interior. Cabe ao chefe da coroa do chefe da casa dizer quem é seu pai e mãe de cabeça, e identificar se você tem dois pais e duas mães, isso pode acontecer também. Cuidado com essa identificação pois se você for firmar sua coroa na casa em que freqüenta tenha certeza que o chefe espiritual da casa tem responsabilidade, pois se você for filho(a) de um orixá e o chefe da casa lhe firmar com a energia de outro orixá no lugar, isso pode trazer problemas em sua vida e até mesmo de saúde, pois ele esta firmando um fluxo de energia no qual não faz parte de você, e este fluxo de energia entrará em conflito com o seu fluxo natural, acarretando em problemas.

Os orixás são representados na frente da coroa da seguinte maneira:

1º Mãe de Cabeça          1º Pai de Cabeça

2º Mãe de Cabeça (se tiver)          2º Pai de cabeça (se tiver)

Chefe da esquerda            Entidade da direita(Chefe da Coroa)

Entidade da esquerda                   Entidade da direita

Entidade da esquerda                    Entidade da direita

Dica: Não queira ter tal orixá ou tal linha de entidade, isso é apenas ego, todos nossos amigos desde que trabalhem na luz e fazendo a caridade com amor, são dignos de respeito e carinho de nossa parte, e queremos ter uma entidade tal sendo que nossa entidade trabalha em outra linha diria até que é uma falta de respeito para com ele, todos eles tem a mesma capacidade, e podem fazer trabalhos maravilhosos, basta abrirmos nossos corações e deixarmos eles trabalharem.

Muita Luz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário