quinta-feira, 1 de março de 2012

Guardiões

Por Vinicius Takacs

guardião da meia noite

Um dos grupos mais conhecidos dentro da Umbanda é o famoso grupo de Exus. Toda casa de Umbanda conta com a presença destas entidades, que prestam os mais diversificados serviços.

Dentro do Luz de Aruanda, preferimos nos referir a esses amigos como Guardiões, crendo fazer mais justiça aos nossos amigos.

Porém, quem são eles? Com o que trabalham? Como são suas vidas no plano espiritual?

Realmente essas são questões intrigantes. Muitos estudiosos os classificam das mais diversificadas maneiras possíveis, e é muito comum ouvimos falar em Exus Pagãos (que não distingue bem e mal, age onde houver maior interesse); Exus Batizados (conseguem distinguir bem e mal, agindo de ambos os lados) e; Exus Coroados (os que fazem parte das linhas positivas ou da direita), sendo:

7º Grau 7 – Chefes de Legião Coroados
6º Grau 49 – Chefes de Falange Coroados
5º Grau 343 – Chefes de Sub-Falange Coroados
4º Grau 2401 – Chefes de Grupamento Batizados
3º Grau 16807 – Chefes de Coluna Pagãos
2º Grau 117649 – Chefes de Sub-Colunas Pagãos
1º Grau ? – Integrantes de Coluna Pagãos
Fonte: http://povodearuanda.wordpress.com/2008/08/05/classificacao-dos-exus/

Fora isso, muitos buscam classificá-los por seus nomes e campos de atuação, como por exemplo, podem encontrar neste site:

CORRESPONDÊNCIA ENTRE OS EXUS E AS DIFERENTES IRRADIAÇÕES DOS ORIXÁS

Não desmerecendo o trabalho nobre daqueles que dedicam vidas em busca da compreensão de nossa verdadeira vida, a vida espiritual, creio que todos esses estudos são válidos, porém muitas vezes acabamos nos esquecendo de algo relativamente simples.

O grande trabalho dos amigos Guardiões e amigas Guardiãs se dá, na grande maioria dos casos conhecidos, o papel relativo de um policial astral. Entendamos por policial aquele que faz cumprir a Lei, nesse caso, a Lei divina. Um verdadeiro Guardião não é aquele que se prende a oferendas ou cobranças, mas sim aquele que trabalha em prol da Luz e da Caridade, em auxílio ao próximo.

Geralmente de maneira mais enfática, de postura forte e persuasiva, os Guardiões adotam um método de trabalho diferente do observado entre as demais entidades. São espíritos ligados ao umbral, cemitérios, encruzilhadas e locais de energias negativas. Aliás, sabem como ninguém como manipulá-las e transmutá-las.

São senhores do submundo, o que não quer dizer, que não trabalhem em prol da Luz.

Como todos nós, cada um deles (as) carrega consigo sua história pessoal, suas trajetórias de falhas e acertos, e também como nós, estão em busca de sua evolução espiritual

Mais importante do que qualquer oferenda, modo de falar e de agir, nomes e posturas, é o verdadeiro sentimento e energia que este irmão traz consigo. Assim saberemos identificar qual o objetivo de cada um e a melhor maneira a se trabalhar em prol do caminho da Luz.

Por serem entidades com maior proximidade com o plano terreno, suas manisfestações mediúnicas parecem ser mais fáceis de ocorrer, motivo de cuidados da parte de qualquer médium. A ligação energética entre os Guardiões e os médiuns com quem trabalham chega a ser tanta, que eles mesmos explicam que acabam tomando de nossos sentimentos e acabam por sentí-los de maneira muito mais intensa, o que pode ser prejudicial quando falamos de sentimentos inferiores como raiva, ódio, inveja, vingança e outros.

Saibamos todos como nos desapegar de imagens, máscaras, e vamos juntos aprender a como evoluir, pois esse é o grande objetivo e a vontade de nosso Pai.

Salve os Exús! Salve os Guardiões!

Muita Luz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário