quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Visita ao Lar Abrigo Saint Germain – Lição de Vida

Por Hérika Sotero

Neste último sábado, dia 12/11/11, nosso grupo foi entregar as doações recebidas, ao Lar Abrigo Saint Germain. Foram doados diversos artigos, desde produtos de higiene a brinquedos. Nossa arrecadação foi um sucesso, e desde já agradeço a todos que colaboraram.

E como achei significativo, gostaria de compartilhar essa experiência com vocês, leitores.

Depois de definidos data e hora, fomos ao Abrigo, não só entregar a arrecadação como também, passar a tarde e ajudar com o que fosse preciso.

A casa esta localizada no bairro de Pirituba e se mantém com doações e um bazar. É uma casa com amplos cômodos e um grande quintal, onde as crianças brincam em determinadas horas do dia. A casa, hoje hospeda aproximadamente 20 crianças e adolescentes, sendo a mais velha com 13 anos e a mais nova com 2-3 meses de idade.

Foi algo inesquecível, para mim, estar lá, num primeiro momento, minha reação foi somente observar, reparar como cada criança reage de uma forma, umas mais quietas, outras mais extrovertidas, outras com olhar desconfiado, e também, perceber como cada integrante do nosso grupo reagia, algumas pessoas com afinidade maior com crianças de colo, outras com os mais velhos, cada um com seu jeito particular.

Foi tocante, e por alguns momentos, me vi emocionada, e me pegava pensando em todas aquelas crianças, tão novas e com tanta “história de vida” para contar, já é sabido que tudo tem um motivo para acontecer, mas a comparação entre a realidade de vida delas e da maioria das pessoas que conheço, foi inevitável.

Uma realidade diferente, onde as crianças preferem brincar entre elas, ao invés de brinquedos, onde a televisão com programação infantil, mal tinha espectadores, já que todos estavam ocupados com os visitantes; irmãos se dão perfeitamente bem e valorizam essa relação. Os mais velhos cuidam e protegem os mais novos, respeitando tamanho e idade. No quintal onde todos brincavam juntos, mas de brincadeiras diferentes, isso ainda era lindamente respeitado.

Conversando sobre a escola, o assunto era as férias que estão por vir, mas a preocupação era a falta que sentiriam da professora e dos amigos, e a reclamação, era dos alunos que falavam palavrão e faltavam com educação.

Palavras como, ”por favor,”, “obrigado”, “com licença” e “desculpa”, era frequente e a educação de todos eles, impecável, como há muito tempo não via em lugar nenhum.

E pensar que muitas pessoas que possui família, dinheiro, uma vida estável emocionalmente, que não passam necessidade, não possui os mesmos valores, a mesma educação, a mesma percepção de vida... Por outro lado, eles precisam de tanta coisa, no que diz respeito a bens materiais, mas na verdade o que realmente querem é algo tão simples... Algo que a maioria de nós tem, e que nem sempre valorizamos ou agradecemos por isso.

Participar dessa campanha foi recompensador, foi lindo, foi um aprendizado, foi marcante, foi gratificante, uma experiência única. Essa foi só a primeira e espero que sirva de motivação para outras, e que futuramente possamos ajudar muitas pessoas.

Deixo aqui, em nome do Luz de Aruanda, um enorme agradecimento a todos aqueles que colaboraram de alguma forma. Obrigada!

3 comentários:

  1. Lindo Herikinha. Conseguiu colocar em palavras tudo o que não só eu, mas o Luz de Aruanda sentiu neste dia. Foi mágico e espero que se repita por muitas e muitas vezes!

    ResponderExcluir
  2. Lindo, Lindo! Emocionante mesmo. O mais difícil foi dizer tchau pros pequenuxos =/ e vamos voltar la se Deus quiser!

    ResponderExcluir
  3. É muito bom saber que tem muita gente boa nesse mundo é a coisa mais perfeita a , colaboração e mais que isso os que doam trazer consigo amor , carinho e atenção com os pequenos que tanto precisam de nós eu tenho muito orgulho de pessoas assim que permanessão brotando o bem pois se plantarmos o mesmo colheremos que assim seja amem!

    ResponderExcluir