quarta-feira, 20 de abril de 2011

Páscoa

Por Vinicius Takacs

festa-pascoa-jesus

Nesta semana o mundo cristão celebra a Páscoa. Porém, você sabe o que realmente significa esta data?

A palavra Páscoa vem do hebraico, Pessach, que significa passagem, também se referindo ao período em que os judeus comemoram a fuga de seu povo do Egito, ou ainda, as celebrações pagãs na passagem do inverno para a primavera.

Para os cristãos, simboliza a “ressureição” (coloco entre aspas pois há divergências no uso deste termo, em especial pelos espíritas, que em sua maioria creêm ter havido um fenômeno mediúnico de aparição) de Jesus Cristo.

Independentemente de nomenclaturas, rituais e qualquer outra cosia puramente humana, a páscoa parece ter perdido seu real significado ao longo dos anos.

Parecemos precisar de datas específicas para lembrarmos de momentos únicos que nossa história nos proporciona. A data, não importando a religião, marca muito mais do que um feriado prolongado. Parecemos esperar muito mais pelos dias de descanso, contando os minutos ao final do expediente, ao invés de voltarmos nossos sentimentos para o que verdadeiramente importa.

Sendo cristão, lembre-se daquele que sofreu por todos nós em prol de um único ideal: o amor. Lembre-se de que o grande Mestre apenas veio a este mundo para nos salvar de nossos próprios pecados. “Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.”

Sendo judeu ou de fé semelhante, lembre-se do quanto seus antepassados lutaram pela sua fé, sem cair perante as dificuldades, criando uma linda e verdadeira nação.

Sendo de outra fé que celebra esta data, sendo adorador de Ostara ou qualquer outra fé, sinta a energia que esta data, estes simbolos nos trazem.

Enfim, irmãos e irmãs, não nos deixemos esquecer dos propósitos que acreditamos. Não necessitemos de datas pré estabelecidas para sentirmos as mais puras energias que os planos espirituais nos fornecem, sem nada pedir em troca.

Estejamos abertos aos novos tempos, sem esquecermos das trilhas já percorridas.

Feliz Pessach!

Nenhum comentário:

Postar um comentário