Por Vinicius Takacs
Elogios são bons e todo mundo gosta. Nos incentiva, nos faz parecer maiores.
Mas como sabemos, tudo que é em exagero, pode estragar.
Quando lutamos para conseguir realizar um determinado trabalho com maestria, nos provemos de humildade para saber reconhecer nossos erros anteriores, aprender com aqueles que já passaram por esse caminho e saber reconhecer as novas portas que se abrem a nossa frente. Eis que vem os elogios.
E com os elogios vem o famoso “se achar”. Passamos a acreditar que somos novos senhores daquela verdade, e justamente este tipo de pensamento faz com que todas as nossas conquistas de humildade anteriores sejam simplesmente descartadas. É como se apagássemos o conhecimento dos passos anteriores que nos levaram ao prêmio do elogio.
É através da humildade que novos passos serão conquistados, novos caminhos desbravados e, quem sabe, novos elogios conquistados.
Entretanto, há também os que se queixem da falta de elogios. Neste caso, o elogio seria uma expressão do reconhecimento do grande esforço que temos para a realização de alguma tarefa.
Realmente, há pessoas que parecem simplesmente não saberem como fazer um elogio, demonstrar um reconhecimento.
Mas será que realmente precisamos deles?
Talvez, a necessidade de reconhecimento venha da tristeza do grande esforço que temos sem poder ter uma visão de melhora de nossa própria situação. Talvez, venha da insegurança de nosso próprio trabalho, trazendo grandes frustações.
Certo é que quando estamos infelizes com determinada situação, cabe somente a nós mesmos a mudança daquela situação. Somos senhores de nossos caminhos.
Certo é que não necessitamos de elogios. Eles nos fazem bem e são sempre bem vindos, mas não podemos criar dependência, ou seja, apenas realizar um bom trabalho mediante um bom elogio.
Devemos trabalhar pela fé que temos naquele trabalho, sempre dando nosso melhor, independente dos comentários que ouvimos a respeito.
A humildade de sempre querer aprender mais e fazer sempre o melhor, certamente trará bons frutos para seus realizadores.
Trabalhar pelo prazer de trabalhar.
Muita Luz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário