Texto feito por Elaine C. A. Takacs sobre a aula de 24/10/09
É um dos modos de nos comunicarmos com o plano espiritual superior, para: pedir; agradecer e; louvar.
* Eficácia *
Há quem diga que não vê necessidade da oração, pois Deus tudo vê e tudo sabe, além do Universo se encadeiar por leis divinas e eternas, que nossas orações não podem mudar. Realmente Deus tudo sabe e não precisa de nossas orações, mas Ele é nosso amigo e ouve os nossos desabafos e intimidades, sem termos medo de sermos atraiçoados. Quanto as Leis, graças a Deus que elas existem e não podem ser desfeitas pelo capricho de qualquer um. Se fosse só pedir para acontecer, teríamos o caos no Universo, com tantos pedidos infantis, mesquinhos, perversos e injustos.
A prece não muda nenhuma das Leis divinas, mas a aciona em nosso favor. Quando oramos usamos a capacidade de agir e pensar. Se tivermos resultado é porque o que pedimos era possível, só faltava mover nossas forçs nesse sentido, o que fizemos com a oração.
* Mecanismos e efeitos *
Ao orar um prece sincera e verdadeira:
- nos despojamos, emitindo o pensamento aliado ao sentimento;
- as irradiações do nosso pensamento e sentimento se propaga pelo fluido universal, atingindo seres (encarnados/desencarnados) ou planos de energia formando-se uma corrente fluidica.
Como resultado da oração, temos vários efeitos sempre benéficos:
- o exame melhor, e de um ponto de vista superior do nosso problema, conseguimos ver novos caminhos e encontrar solução para ele ou motivos para aceitá-lo ou suportá-lo;
- sentir e captar pensamentos reconfortantes, fortalecedores;
- elevar nossa vibração, atraindo bons espíritos que podem nos ajudar de todas as maneiras possíveis, até intervindo na solução do problema, se assim as leis divinas permitirem.
Por isso, o que antes de orarmos parecia sem solução ou insuportável, depois da oração encontramos solução ou pelo menos ficamos mais esclarecidos ou mais fortalecidos para enfrentar e vencer.
* Prece intercessória *
Todos os benefícios que a oração nos traz, podemos proporcionar para outras pessoas quando oramos por elas, estando encarnado ou não. Os espíritos sofredores quando lembrados em oração se sentem menos abandonados e infelizes. A oração alivia o seu sofrimento e orienta para o arrependimento e a recupoeração espiritual.
* Como orar *
Não há postura nem fórmulas especiais para orar, pois ela é uma ação espiritual. Basta abrir seu coração e sua alma. Temos que fazê-la com humildade (reconhecer nossa necessidade e estarmos receptivos).
Sem ressentimentos, não podemos entrar em clima de mágoas ou desejos de vingança, quer sejam nossos para com os outros ou dos outros para conosco.
* Atendimento *
Além das condições que já vimos, a prece deve ser um pedido justo, possível, benéfico, oportuno, feito com perseverança. Normalmente variamos nossas orações, desistindo de um pedido e começando outro. Para obter algum resultado é preciso uma certa energia (para vencer a inércia ds criaturas) e uma certa insistência, uma vez que o assunto pode requerer tempo para ser solucionado.
* Merecimento *
Este é o outro ponto que será avaliado pelo plano espiritual, quanto aos nossos pedidos.
* Conclusão *
Quem não provou a ação da prece, não sabe a força que ela possui. Quem não a utilizou no momento de dor e desespero, ignora seu conforto. Quem não a usa diariamente, perde a oportunidade de se ligar aos planos superiores do espírito, onde todos os bons sentimentos aguardam.
Agora, quem cumpre seus deveres, está orando. Quem trabalha alegre para si e os outros, está orando. Quem procura entender a vida e os seres, para agir corretamente, está orando. Quem se esforça por amar e servir, está orando.
Porque orar não é apenas dizer palavras ou formular pensamentos. Orar é ligar-se por uma atitude pura e ativa ao pensamento e à energia divina que penetram todo o Universo.