segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Motivos para Desculpar

Retirado do site: www.luzdaserra.com.br

Luz de Aruanda

“Eu vos digo, porém, amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, faze bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem.” Jesus – Mateus, 5:44

Em muitas ocasiões, quem imaginas te haja ferido, não tem disso a mínima idéia, de vez que terá agido sob a ação compulsiva de obsessão ou enfermidade.
Se recebeste comprovadamente uma ofensa de alguém, esse alguém terá dilapidado a tranqüilidade própria, passando a carregar arrependimento e remorso, em posição de sofrimento que desconheces.
Perante os ofensores, dispõe da oportunidade de revelar compreensão e proveito, em matéria de aperfeiçoamento espiritual.
Aquele, a quem desculpas hoje uma falta cometida contra ti, será talvez, amanhã, o teu melhor defensor, se caíres em falta contra os outros.
Diante da desilusão recolhida do comportamento de alguém, coloca-te no lugar desse alguém, observando se conseguirias agir de outra forma, nas mesmas circunstâncias.
Capacitemo-nos de que condenar o companheiro que erra é agravar a infelicidade de quem já se vê suficientemente infeliz.
Revide de qualquer procedência, mesmo quando se enquiste unicamente na mágoa, não resolve problema algum.
Quem fere o próximo efetivamente não sabe o que faz, porquanto ignora as responsabilidades que assume na lei de causa e efeito.
Ressentimento não adianta de vez que todos somos espíritos eternos destinados a confraternizar-nos todos, algum dia, à frente da Bondade de Deus.
Desculpar ofensas e esquecê-las é livrar-se de perturbação e doença, permanecendo acima de qualquer sombra que se nos enderece na vida, razão por que, em nosso próprio benefício, advertiu-nos Jesus de que se deve perdoar qualquer falta não apenas sete vezes, mas setenta vezes sete vezes.

Autor: Emmanuel
Psicografia de Chico Xavier. Livro: Mais Perto

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Você é causa ou efeito?

Por Herika Sotero

cf

Para refletir, o texto a seguir é simples, curto, mas de ensinamento valioso. Boa Leitura!

Infelizmente a maioria das pessoas no mundo, ou seja, um número maior que 95% pode ser considerado efeito. Consequentemente, apenas 5% das pessoas são causa neste mundo.

O QUE É EFEITO?

Efeito é a tudo o que acontece na sua vida e que você não esperava, não queria, ou em outra palavras, é uma avalanche de situações acontecendo na sua vida, mas você não pode controlar, apenas tem que dar um jeito de absorver.

As situações complicadas que acontecem na sua vida, os sofrimentos, as crises, os conflitos, os momentos de carência e solidão, são efeitos! Deixe-me explicar isso melhor.

Muitas pessoas não conhecem o poder dos bons sentimentos e por isso os seus próprios sentimentos são reações ou respostas a tudo o que acontece com elas. Ser apenas a reação é ser causa.

Elas colocaram os seus sentimentos em um estado automático que mais se parece com uma alienação, ao invés de prestarem mais atenção neles. E assim, quando alguma coisa boa acontece, elas se sentem bem. Quando alguma coisa ruim acontece, elas se sentem mal, nem percebem que seus sentimentos são a causa do que acontece com elas. E por isso, como elas sempre reagem por meio de sentimentos negativos, estão irradiando mais sentimentos negativos e recebem de volta mais circunstâncias negativas. Ficam prezas no círculo vicioso os seus próprios sentimentos e suas vidas ficam girando nesse círculo, e assim, elas não chegam a lugar nenhum.

O motivo pelo qual se comportam assim: elas estão reagindo pelo efeito!

Qual é a receita para mudar as suas vidas?

É preciso tornar-se a causa! Somente assim este círculo será rompido e novas experiências providas de luz, alegria, prosperidade e amor serão vividas.

Tornar-se a causa é aprender a lapidar seus sentimentos, curando as suas emoções inferiores.

Tornar-se a causa é reconhecer que somos espíritos vivendo uma experiência material e que temos uma missão neste mundo.

Tornar-se a causa é aprender a estabelecer metas pessoais sintonizadas com a verdade da própria alma e assim viver focado nestes objetivos.

Tornar-se a causa é saber que tudo que acontece em sua vida vem por magnetismo determinado pela qualidade dos seus sentimentos, pensamentos e emoções.

O sofrimento é o efeito, a cura é a causa!

O medo é o efeito, a fé é a causa!

A culpa é o efeito, o aprendizado sobre ela é a causa!

E você, é causa ou efeito?

Fonte: http://www.luzdaserra.com.br

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Aulas de gentileza

 

kindness1

Falar baixo é uma das lições ensinadas nas aulas de gentileza, que os alunos da quinta série de uma escola da Alemanha são obrigados a assistir.

A escola fica na cidade de Bremem e a disciplina "Trato, modos e conduta" foi implantada depois que a direção tentou que os alunos aprendessem a conviver com mais respeito - entre eles mesmos e com os professores.

Na sala de aula, eles são apresentados às regras básicas de comportamento, e treinam o uso de expressões como "Com licença" e "Obrigado".

Quando a matéria foi implantada no currículo escolar, gerou controvérsias e virou assunto na imprensa.

A necessidade surgiu diante da constatação de uma realidade que as empresas vinham enfrentando há muito tempo. Verificaram que os jovens recém-saídos das escolas desconheciam as regras elementares de convívio social.

O então presidente da Confederação dos Empresários da Alemanha disse, numa entrevista, que os jovens chegavam com excelente capacitação técnica, mas não conseguiam interagir de forma civilizada.

* * *

Essa situação nos leva à reflexão sobre a formação das crianças e jovens de hoje. De nada adianta as pessoas terem um excelente currículo e não conseguirem tratar o outro com civilidade.

Educação é tarefa primordial dos pais. Temos a obrigação de ensinar aos filhos as regras básicas de convivência social.

Se a criança não aprende desde cedo, dentro de casa, a tratar com bons modos os próprios pais e irmãos, não virá a se comportar como um indivíduo civilizado.

Cuidemos para não deixar lacunas na formação de nossos filhos.

Devemos nos preocupar em demonstrar, através do exemplo, respeito por todos aqueles com os quais nos relacionamos, a começar dentro do próprio lar.

Coloquemo-nos no lugar dos outros, inclusive de nossos servidores e não nos esqueçamos que todos gostamos de receber gentilezas.

É comum justificarmos que as preocupações em excesso, a ansiedade dos tempos modernos e a falta de tempo são responsáveis por comportamentos grosseiros.

Convenhamos que a delicadeza e a educação não têm a ver com essas circunstâncias. Comportamentos injustificáveis nos mostram que está faltando controle sobre as próprias ações e, acima de tudo, respeito para com o próximo.

Não podemos achar natural agir com falta de cortesia.

Pode parecer difícil agir com amabilidade no mundo competitivo e individualista em que vivemos, mas não devemos abrir mão de nossas convicções.

É lamentável que as expressões Com licença, Por favor e Obrigado estejam sendo usadas com menor frequência.

Muitas vezes vivenciamos situações em que as pessoas agem com esperteza e driblam regras de educação com o objetivo de obter alguma vantagem ou conseguir algo mais rápido.

Caso venhamos a sofrer indelicadezas, não nos deixemos envolver por essas atitudes e sigamos em frente dando bom exemplo, mesmo que seja através do nosso silêncio.

Formalidades em excesso muitas vezes são dispensáveis, mas respeito mútuo, consideração e boas maneiras são essenciais aos relacionamentos.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita, com base no cap.
Gentileza, do livro A arte de ser leve, de
Leila Ferreira, ed. Globo.
Em 12.9.2012.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Gente grande

Por Vinicius Takacs

mão-adulto-e-criança

Enquanto crianças, aprendemos a admirar o grande mundo que nos rodeia.

Para onde quer que olhemos, com qualquer um que falemos, voltamos nossas cabeças para o alto, entendendo o quanto ainda temos a caminhar.

Idolatramos os adultos que fazem parte de nossas vidas. Vemos neles grandes heróis e heroínas, exemplos a serem seguidos. Pois afinal, à eles tudo é possível, tudo é permitido.

No fundo, desejamos a liberdade e autonomia que eles detêm.

Eis que o tempo prega mais uma de suas peças e nos encontramos justamente no mundo que tanto desejávamos. E então vem a frustração.

Percebemos a realidade. Percebemos a responsabilidade que a liberdade nos traz.

Então passamos a sentir medo, desespero, insegurança. Uma série de vibrações negativas. Nossa alma sabe, no fundo, que o tempo para as provas mais severas se aproxima. Dependendo de como desejamos ver o mundo, podemos ter resultados tenebrosos.

Porém, onde escondemos aquela criança tão cheia de vontade de viver, tão cheia de admiração pelo mundo ao redor?

Como podemos ter a coragem de simplesmente descartar todas aquelas energias puras, cheias de Luz?

É preciso, sim, reencontrar as crianças interiores, que nos mostram o quão somos abençoados pelas oportunidades que recebemos, pelas provas que nos fazem evoluir. Para retomar a coragem, a força única e o olhar inocente, pois sabemos, de certo, que tudo ficará bem.

Sempre fica.

Afinal, temos o maior dos heróis olhando por nós, o tempo todo.

Muita Luz!