quinta-feira, 26 de julho de 2012

Sobre entidades, Orixás e Coroas Mediúnicas

Por: Caio Takacs

mediunidade2

Mas afinal o que são e quem são as famosas entidades ou guias que encorporam nos centros de umbanda?

Bem, nossas Verdadeiras entidades são grandes/velhos amigos do qual aceitam e nós aceitamos também trabalhar em conjunto durante nossa encarnação, as entidades são escolhidas e somos escolhidos por elas de acordo com as necessidades dos dois lados além da trajetória que já tiveram juntos ao longo de suas encarnações. Devo ressaltar que existem exceções, pois existem algumas raras pessoas que não nascem com essas entidades formando uma coroa mediúnica, isso não quer dizer que você não tenha estes amigos lhe ajudando, somente que não foi preparada uma coroa mediúnica para você antes de encarnar por algum motivo especial, caso em sua trajetória você decida trabalhar com a mediunidade de incorporação, está coroa será preparada. E sim até mesmo aqueles que optam em terra por outra religião têm sua coroa mediúnica, pois ela não serve apenas para incorporação, mas também para nos ajudar, tenha você medo de espíritos ou não.

Essas entidades nos ajudam ao decorrer de nossas trajetórias terrenas, e junto conosco aprendem muito, há sempre uma troca de experiências independente do grau evolutivo da entidade. Lembre-se que não é porque temos a ajuda destes amigos que eles poderão interferir em nossas vidas por simples desejos nossos, eles devem respeitar uma hierarquia, sem falar que existem coisas nas quais precisamos passar em terra para o nosso melhor, e quem decide isso é nosso mentor espiritual ou o anjo da guarda, o nome que queiram dar, este por sua vez também um velho amigo que aceitou nos ajudar em nossa encarnação. Nenhuma verdadeira entidade desrespeita uma ordem do mentor espiritual de cada ser, pois este é o mais hábil e em maior grau evolutivo para tomar decisões para nossa evolução, nem mesmo o chefe de nossa coroa mediúnica tem maiores poderes de decisões do que o mentor.

Digo Verdadeiras entidades, pois apesar de termos estas zelarem por nós, temos o livre arbítrio e quase sempre não sabemos usa-lo de maneira adequada, sendo assim muitos irmãos optam por maus caminhos, entram e/ou fundam centros do qual não incorporam suas verdadeiras entidades, e sim mistificadores, ou chefes ou trabalhadores de legiões das trevas, etc. dizendo que são tais entidades e na sua maioria as mais conhecidas para elevar o ego do encarnado, e estas entidades aproveitam para farrear e fazer o mal muitas vezes sem que os encarnados percebam, e suas verdadeiras entidades que queriam e precisavam muito trabalhar, não podem interferir no livre arbítrio do encarnado restando a elas rezar para que um dia acordemos.

Para identificar se estamos incorporando nossas verdadeiras entidades ou não, não é muito difícil, elas não nos trazem mal estar como muitos lugares dizem, mesmo elas sendo de esquerda do qual já explicarei, e nenhuma delas vem apenas para farrear, ao contrario vem sempre prestar a caridade sem cobrar absolutamente nada por isso e independente de quem seja a pessoa que veio pedir ajuda, claro que ajudar não significa fazer o que o solicitante pede, muitas vezes cabe as entidades esclarecerem o que é melhor a ser feito, pois a pessoa que busca por ajuda não esta em condições de raciocinar o que é o melhor. Suas verdadeiras entidades não estão preocupadas com a roupa que estão usando ou os apetrechos e nem maquiagem, elas não precisam disso, como também não precisam fumar, beber ou comer, elas não mais estão encarnadas, vieram trabalhar, e com um único objetivo, prestar caridade.

Como devo proceder diante de uma entidade?

Quando for conversar com uma entidade cumprimente-a, acompanhe seus movimentos, provavelmente ela o cumprimentará primeiro, caso você não saiba qual é a entidade que está incorporada no médium que você esta conversando, pergunte a ela, ela deve se apresentar. Caso você não entenda o que ela falou não se preocupe peça para ela repetir ou lhe explicar melhor afinal você não é obrigado a saber do que ela esta falando ou entender. Você não é obrigado a levar a ferro e fogo o que as entidades te dizem, na verdade aconselho vocês a questiona-los, ninguém é obrigado a acreditar no que uma entidade lhe diz, mas não nos custa irmos de coração aberto e raciocinarmos o que estamos ouvindo, passarmos em uma peneira e aproveitarmos o que acharmos necessário em nossas vidas. Se você estiver em um centro que as entidades bebem e fumam, você não é obrigado e não fica feio não aceitar caso ela ofereça, além disso, se a fumaça estiver lhe incomodando peça para que ela não fume enquanto conversa com você, você também não é obrigado a gostar da fumaça do charuto, cigarro, cachimbo, etc.

E a coroa mediúnica, o que é?

A coroa mediúnica é a representação de todas as entidades que trabalham com você, e os orixás de cabeça que você tem. Os orixás de cabeça são aqueles do qual você foi abençoado no centro, onde ouve-se muito aquele médium é filho de tal orixá, isso significa que ele foi abençoado por aquele orixá em especifico, em seguida explicarei como isso se procede.

Para imaginarmos a coroa mediúnica podemos imaginar como um cocar, que na frente temos como representação os orixás, a sua direita estarão as entidades de direita e a esquerda representados as entidades de esquerda.

As entidades de direita são aquelas com maior grau evolutivo, mais puras, estas já não trabalham mais com tanta energia negativa devido seu grau evolutivo que dificulta, são grandes conhecedores das leis universais e conselheiros. Já as entidades de esquerda muitas vezes são confundidas pelas pessoas como sendo entidades trevosas, não se enganem, são irmãos mais próximos a nós que ainda tem as mesmas dificuldades emocionais que nós, e trabalham com energias mais pesadas, com trabalhos mais pesados, isso não significa que não sejam de luz ou que não trabalhem para a luz. Temos também muitas vezes esquecidas as entidades da virada, que são aquelas entidades que estão em uma transação da esquerda para a direita, estas entidades conseguem trabalhar de maneira mais pura ou ainda como as entidades da esquerda, isso dependerá do que for melhor para ela em cada situação, elas podem ser representadas em nossas coroas mediúnicas tanto do lado esquerdo quanto do lado direito, isso ela mesmo poderá dizer onde ela esta posicionada.

Por todas estas entidades serem de luz não nos trazem mal estar. Caso isso aconteça fique atento peça orientação do chefe da casa.

Não falarei aqui neste texto a respeito de cada entidade, pois creio que seja melhor um texto a parte para este assunto.

E os orixás, como saber quais são? Como são representados em nossa coroa?

Existem lugares que jogam búzios para a descoberta de seu pai e sua mãe de cabeça, que são os orixás. Não tenho nada contra quem o faz, mas esta não é a maneira que o Luz de Aruanda trabalha. Devemos entender um pouco mais sobre os orixás para identificarmos a melhor maneira de descobrirmos nosso pai e mãe.

Os orixás são representações energéticas que regem nosso planeta e talvez nossa galáxia, quem sabe o universo todo. De acordo com nossas características mais fortes nos faz ser filho de um orixá em especifico, mas às vezes achamos que somos filhos de algum orixá, pois parece que temos tal característica mais aparente, porém isso é externo e estamos falando de nosso interior. Cabe ao chefe da coroa do chefe da casa dizer quem é seu pai e mãe de cabeça, e identificar se você tem dois pais e duas mães, isso pode acontecer também. Cuidado com essa identificação pois se você for firmar sua coroa na casa em que freqüenta tenha certeza que o chefe espiritual da casa tem responsabilidade, pois se você for filho(a) de um orixá e o chefe da casa lhe firmar com a energia de outro orixá no lugar, isso pode trazer problemas em sua vida e até mesmo de saúde, pois ele esta firmando um fluxo de energia no qual não faz parte de você, e este fluxo de energia entrará em conflito com o seu fluxo natural, acarretando em problemas.

Os orixás são representados na frente da coroa da seguinte maneira:

1º Mãe de Cabeça          1º Pai de Cabeça

2º Mãe de Cabeça (se tiver)          2º Pai de cabeça (se tiver)

Chefe da esquerda            Entidade da direita(Chefe da Coroa)

Entidade da esquerda                   Entidade da direita

Entidade da esquerda                    Entidade da direita

Dica: Não queira ter tal orixá ou tal linha de entidade, isso é apenas ego, todos nossos amigos desde que trabalhem na luz e fazendo a caridade com amor, são dignos de respeito e carinho de nossa parte, e queremos ter uma entidade tal sendo que nossa entidade trabalha em outra linha diria até que é uma falta de respeito para com ele, todos eles tem a mesma capacidade, e podem fazer trabalhos maravilhosos, basta abrirmos nossos corações e deixarmos eles trabalharem.

Muita Luz!

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Perdão e Liberdade

Por Herika Sotero

perdão

Ela era uma adolescente quando policiais nazistas invadiram o escritório de seu pai e o levaram embora. Ela nunca mais o viu.

Logo depois do início da Segunda Guerra Mundial, ela e toda sua família, inclusive os avós, foram presos e depositados no campo de concentração, em Maidanek. Era uma das mais tristes usinas da morte de Hitler.

Certo dia, ela e os familiares foram colocados numa fila, obrigados a se despirem e entrar numa grande câmara. Golda conhecia aquela fila. Era para onde seus amigos e conhecidos tinham ido e de onde nunca mais voltaram.

Por isso mesmo, ela e os demais gritaram, choraram, rezaram. Mas não havia nenhuma esperança.

Golda foi a última a ser empurrada para dentro da câmara, antes dos guardas fecharem a porta e liberarem o gás mortal.

Contudo, por alguma intervenção Divina, a porta não se fechava com ela lá dentro.

Por isso, os guardas a puxaram para fora e a jogaram ao ar livre. Como o seu nome constava na lista dos mortos, ela nunca mais foi chamada. Para todos os efeitos, estava morta.

Então, toda a sua energia se voltou para um único objetivo: sobreviver. Ela desejava continuar viva. Quando tudo acabasse, contaria para o mundo o que aqueles homens, que mais pareciam animais, tinham feito aos seus semelhantes.

Conseguiu sobreviver ao inverno polonês e imaginava que se Deus a tinha poupado, era para contar às gerações futuras o que tinha presenciado.

O ódio a alimentava, quando a comida faltava. Quando se sentia desfalecer de cansaço e de fome, fechava os olhos, lembrava dos gritos das suas companheiras sendo usadas como cobaias pelos médicos do campo ou sendo violentadas pelos guardas.

Imaginava o campo de concentração sendo libertado e dizia para si mesma: O mundo inteiro saberá desses horrores. Eu me encarregarei de contar.

Quando os aliados chegaram, Golda ficou paralisada de raiva e amargura. Ao ver os portões sendo derrubados e todos os prisioneiros, incluindo ela mesma, serem libertados, um raciocínio novo dela tomou conta: era inconcebível passar o resto de sua preciosa vida destilando ódio.

Se usasse a sua vida, que fora poupada, para plantar as sementes do ódio, ela não seria diferente de Hitler e todos aqueles homens cruéis. Seria apenas mais uma vítima, destilando vingança. A única maneira de encontrar a paz era perdoar.

Por isso, tomou uma decisão: dedicaria a sua vida a mudar outras vidas. Se ela pudesse mudar a vida de uma pessoa, transformando seu ódio e seu desejo de vingança em amor e comiseração, teria merecido sobreviver.

E assim fez. Foi servir como voluntária na reconstrução da Polônia e a sua semeadura foi a do perdão e do amor.

* * *

Perdoemos sempre, esquecendo todo o mal, a fim de recordar o nosso dever de fazer todo o bem possível.

Perdoemos a agressão de qualquer natureza, não conservando forma alguma de ressentimento contra quem se faz instrumento do mal.

Perdoemos a impiedade, reconhecendo que o seu portador é alguém a caminho da loucura.

Perdoemos, enfim, porque o nosso compromisso é com o amor. Conforme fez Jesus, amemos, perdoando sempre a tudo e a todos sem desfalecimento.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 10 do
livro
A roda da vida
, de Elisabeth Kübler-Ross, m.d., ed.
Sextante e no cap. 24 do livro
Rumos libertadores
, pelo Espírito
Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed.
Leal.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

O Diabo existe?

Por Vinicius Takacs

Devil_by_JasonEngle

Podemos responder a esta questão com uma outra, pertinente às mentes que não se contentam com respostas prontas:

Deus, em sua augusta justiça e bondade, criaria algo para ser puramente negativo, por toda a existência?

Diversas vertentes religiosas baseiam seus dogmas na dicotomia Bem X Mal, Luz X Trevas. E, caso você opte por caminhos que não condizem com as verdades apresentadas por tal vertente religiosa, certamente irá padecer no tão conhecido Inferno, morada destes seres tão impuros.

Sabemos que somos nós quem criamos nossos próprios infernos. As zonas umbralinas só existem devido ao nosso poder mental e nossas faixas vibracionais. Somos os nossos carrascos, nossa consciência nos atrela ao mundo que devemos viver.

Sendo nossos próprios algozes, como é possível acreditar em uma entidade puramente voltada para a infelicidade sua e dos demais irmãos? É certo que o mundo das sombras conta com sua hierarquia, assim como a Luz, porém, é necessário rever certos conceitos. Utilizo-me das palavras de Roger Bottini Paranhos em sua fantástica obra “Atlântida: No reino das trevas – vol. 2”, para belamente expressar tal ideia:

“Alguns têm uma visão equivocada do lado negro. As altas cúpulas (…) sempre foram honradas. Executavam atitudes anticrísticas, é verdade, mas porque estavam convictos de seu ponto de vista. Não faziam o mal apenas por malandragem ou cupidez, de forma irresponsável, salvo raras exceções. Eles acreditavam estarem exercendo um cargo divino, de justiceiros implacáveis do Altíssimo, com o objetivo de estimular o processo evolutivo das almas que se encontravam em frequências mais baixas e que precisavam da dor para serem despertadas.”

E mais adiante, prossegue:

“Deus, em sua infinita sabedoria, respeita o ritmo de cada um de seus filhos e, ao mesmo tempo, utiliza-os como instrumentos para promover a evolução dos mundos nos quais estamos inseridos.

(…)

Decididamente, devemos modificar nossa compreensão sobre o lado das trevas. São apenas nossos irmãos inseridos momentaneamente em outro cenário evolutivo. Ninguém sofre a ação deles sem ter que passar por essa experiência. É uma questão de alimentar padrões de comportamento que nos levam a isto: estabelecer sintonia.

O mal jamais atinge os inocentes. Quando a dor e o sofrimento atingem nossas vidas, é porque despertamos essas energias por meio de ações negativas praticadas nesta ou em outras vidas.(…)

Inclusive, muitas vezes, somos protegidos por espíritos das sombras, que evitam que ataques dos quais não somos merecedores. Eles cumprem a Lei, pois seguem a orientação da máxima de ação e reação; de forma implacável, sem misericórdia.”

As grandes Legiões das sombras, acima de tudo, são nossos irmãos. São nossos julgamentos, nosso medo sobre aquilo que desconhecemos, que aflora na forma de preconceito e palavras em vão.

Todos fomos criados com o propósito de sermos felizes, de chegarmos ao Espírito Criador. O caminho que cada um trilha é de exclusiva responsabilidade de seu andarilho.

Ampliemos nossos horizontes. Compreendemos que tais espíritos trevosos podem estar neste estado por períodos maiores que nossa pequena percepção possa nos mostrar, e por isso acreditamos que são eternamente sombrios.

Se hoje sabemos o certo, é porque ontem fizemos o errado.

Muita Luz!

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Rejeição

Por Vinicius Takacs

REJEIÇÃO

Canalização de Ann Albers
30 de Junho de 2012

Atenciosamente,
MENSAGEM DOS ANJOS

Meus queridos, nós os amamos muito.

Parte de sua experiência humana, queridos, é lidar com a rejeição. Há momentos em que outros irão rejeitá-los e há momentos em que terão que se afastar deles. Existem graus de rejeição que vão desde ter alguém que simplesmente desvia o olhar quando vocês lhe dão um sorriso, a ter o amor de sua vida lhes deixando abruptamente sem uma razão aparente. Há rejeições que são feitas de modo gentil, tais como um amigo que recusa polidamente um convite, bem como rejeições acompanhadas por uma incrível crueldade.

É triste para nós, no céu, ver este tema tão carregado de negatividade, porque, na realidade, uma rejeição é simplesmente o eco honesto para ou do universo dizendo: “O que eu vejo não corresponde a mim.” Não há tal negatividade no universo natural. Animais do sexo masculino cortejam a fêmea, mas se ela os recusa, eles simplesmente encontram outra para impressionar. A raiz de uma árvore penetra profundamente no solo duro e quando ela encontra inesperada e acidentalmente o solo duro, ela simplesmente busca o solo mais suave. A água força a passagem contra as pedras, mas, eventualmente, esculpe um canal ao redor daquelas que não podem se mover.

Da mesma forma, queridos, se alguém ou alguma situação não estiver disposta a receber o seu amor, então avancem e permitam que Deus lhes traga um companheiro mais perfeito. Aos olhos dos Anjos: “A Rejeição é simplesmente o Redirecionamento.”

Assim, da próxima vez que alguém os rejeitar, sorriam para si mesmos. Digam: “Ah, sim, obrigado! Você me mostrou que não é perfeito para mim! Você me mostrou que não quer receber o que eu tenho para lhe dar. Você não quer dar o que eu desejo receber. Porque eu confio em Deus e sei que sou amado. Eu o abençôo e continuo avançando, sabendo que o Universo encontrará o que é perfeito para mim. Eu confiarei em Deus. Eu o abençoarei e o liberarei e ao assim fazer, libero-me da tarefa ingrata de tentar tornar alguém ou algo “Adequado” a minha vida, quando na verdade não é.”

E assim, queridos, da mesma forma quando tiverem que rejeitar alguém, não há necessidade de justificativas, desculpas ou raiva. Digam simplesmente: “Desculpe-me, isto não está perfeito para mim, e assim siga em frente.” Se alguém ficar chateado com vocês por serem honestos, bem, então queridos, este é o ponto dele de crescimento.

Algumas vezes vocês são redirecionados, algumas vezes, vocês redirecionam outros.

Em um quebra-cabeça, cada peça é única e se encaixa exclusivamente no meio de outras. Uma peça de quebra-cabeça não toma de forma pessoal quando ela não encontra a sua peça perfeita. Ela não diz: “Você acredita que aquela peça horrível não me quis?” Em vez disto, meus queridos, vocês, como as peças daquele quebra-cabeça, podem abençoar aqueles que os rejeitam, porque, na verdade, eles são os seus guias, levando-os a situações, pessoas e padrões de pensamento que lhes dão cada vez mais alegria.

Deus os abençoe! Nós os amamos muito.

Os Anjos