terça-feira, 31 de maio de 2011

O primeiro e o grande mandamento

Por Herika Sotero

Fé

E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: Mestre, qual é o maior mandamento da lei? Jesus lhe disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda tua alma, e de todo o teu entendimento, este é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Estes dois mandamentos contêm toda a lei e os profetas. (Mateus, XXII: 35-40).

O que acontece muitas vezes é que quando lemos a palavra mandamento, imediatamente a associamos a uma ordem imperativa, obrigação, imposição, mando, algo que se deve fazer obrigatoriamente, sob pena de, caso não seja realizado, haver consequências aos infratores. Resta-nos refletir sobre a seguinte pergunta: como pode o amor ser uma imposição, uma obrigação?

Ao realizar um estudo do Evangelho, percebemos que, para Jesus, mandamento significa, apenas, uma regra de conduta, a ser exercitada pela criatura, ao longo do seu processo evolutivo, no qual terá todo o tempo que for necessário para realizar. Não se evolui forçando-se a natureza, mas desenvolvendo-se de forma gradativa e suave.

Mas o que é realmente certo e realmente errado afinal? Se no próprio Evangelho tem partes onde fala que muitas coisas que consideramos certas, aos olhos de Deus são inadmissíveis?

Agora, pensando sobre esse assunto, quantos de nós só somos bons em algo porque antes erramos? Quantas pessoas nós conhecemos e que hoje só são pessoas maravilhosas, ou só ocupam posições de destaques porque erraram anteriormente e aprenderam com esse erro? Podemos ter como exemplo pessoas que antes faziam uso de substâncias ilícitas, muitas vezes praticando maldade com as demais, incluindo sua própria família, e hoje se arrependem do passado, e realizam palestras e eventos com a finalidade de passar suas experiências conscientizando muita gente que se encontra nessa mesma situação. Ou ainda, temos o conhecimento de entidades que no passado praticavam magia negra prejudicando pessoas, e hoje utilizam esse conhecimento adquirido para ajudar muitas outras pessoas.

Nesse contexto, não seria certo errar, ou pelo menos, considerarmos que não é tão ruim assim errar, ou ainda que, até um erro tem seu lado bom?

Contudo, a única coisa realmente certa, aos olhos de Deus é sempre agirmos com o coração. Fazermos aquilo que temos vontade, seguir aquela voz interior, independente se aos olhos dos homens é errado. Pois somente quando agimos com o coração, sendo verdadeiros com nós mesmos, que conseguiremos ter consciência de que em algum momento não fizemos algo bom para alguém, e só assim poderemos sentir um arrependimento verdadeiro, e pedir perdão com um sentimento verdadeiro e consequentemente, não ter mais vontade de cometer o mesmo engano.

Por isso o Evangelho nos convida, o tempo todo, ao exercício consciente do amor e não a amar por obrigação, pois se assim fosse, criaria apenas a hipocrisia, atitude nociva à própria criatura. Jesus, sabedor que é, que seres simples e ignorantes não se transformam por decreto, jamais poderia nos ensinar a praticar o amor de forma obrigatória por ser isso impossível de ser realizado. Ao contrario o seu convite é repleto de doçura e suavidade, nunca algo a ser feito por obrigação.

Por isso o conjunto dos mandamentos divinos não é algo que nós seguimos a partir de uma regra fora de nós, e sim algo vivo dentro de nós mesmos. 

Dessa forma, até mesmo aquela velha história de nos sentirmos injustiçados por fazermos mais do que os outros, sem receber a devida recompensa acabaria, pois, quando fazemos algo, seja lá o que for, com um sentimento verdadeiro, ou seja, com amor, não precisamos e nem pedimos algo em troca.

E ao contrario, aquela pessoa que não erra ou que se esforça demasiadamente para fazer tudo certinho, sem “pisar fora da linha”, simplesmente por ação mecânica, de “ter que fazer assim” será que esta agindo de coração? Será que quando fala que perdoa alguém, realmente perdoou? Será que quando reza para Deus agradecendo, realmente sente isso? Ou será que tudo isso é uma falsidade, de certa forma? Será que não é uma “máscara” que a pessoa esta usando, às vezes, para ela mesma acreditar?

Afinal, será que é tão errado errar?

Pensem nisso!!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Regras para viver no planeta Terra

Por Herika sotero

pessoas - terra

Caros leitores,

O artigo postado de hoje foi retirado da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE), documento número 29 (2009), no qual esta disponível no site: www.sbee.org.br. Este texto é tão simples e claro, que dispensa comentários. Façam uma boa leitura!

1- Você receberá um corpo.                                                                        

Você poderá gostar dele ou não, mas ele será seu durante toda uma vida.

2- Você aprenderá lições.                                                                            

Você estará matriculado em tempo integral numa escola informal chamada vida. A cada dia nessa escola, você terá a oportunidade de aprender lições. Você poderá gostar das lições ou achá-las irrelevantes.

3- Não existem erros, apenas lições.                                                         

Evolução é um processo de tentativas, com erros e acertos chamados experimentação.As “experiências” que falham são tão importantes para o processo quanto as experiências que dão certo.

4- Uma lição é repetida até ser aprendida.                                              

Uma lição será apresentada a você de várias formas até que você a tenha aprendido. Quando você aprendê-la poderá passar para a lição seguinte.

5- Aprender lições nunca termina.                                                             

Não existe parte da vida que não contenha suas lições. Enquanto você estiver vivo, haverão lições para ser aprendidas.

6- “Lá” não é melhor do que “aqui”.                                                        

Quando o seu “lá” se tornar o seu “aqui”, você simplesmente obterá outro “lá” que novamente se parecerá melhor do que “aqui”.

7- Os outros são meros espelhos de você.        

Você não poderá gostar ou detestar algo sobre outra pessoa a menos que reflita algo que você goste ou deteste sobre si mesmo.

8- O que você fará de sua vida depende de você.                                  

Você tem todos os recursos e ferramentas que necessita. O que você faz com eles depende de você. A escolha é sua.

9- Suas respostas estão dentro de você.

As respostas para as questões da vida estão dentro de você. Tudo que você precisa é olhar, ouvir e confiar.

10- Você esquecerá todas estas regras.

Muita luz a todos, sempre!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

13 de maio – Dia de Nossa Senhora de Fátima

Por Herika Sotero

nossa senhora de Fátima

E como hoje também é dia de Nossa Senhora de Fátima, segue um pequeno texto, como homenagem, enviado por Caio Takacs.

Em plena primeira guerra mundial (1917), três pastorinhos portugueses de nome Lúcia, de dez anos, Francisco, de nove anos e Jacinta, de sete anos, presenciaram uma aparição que seria testemunha da presença divina em nosso mundo.

A Senhora marcou um encontro com essas crianças para o dia 13 de todo mês, para realizar as suas aparições em um campo de nome Cova da Iria. Lúcia, a mais velha, pediu segredo, mas os mais novos não conseguiram guardá-lo. Contaram a outras pessoas o fato extraordinário e no dia 13 de junho os pastorinhos já não estavam sozinhos. Em 13 de julho, por ocasião da terceira aparição, Nossa Senhora prometeu um milagre para que o povo acreditasse nas três crianças. Mas a 13 de agosto, os três videntes, fechados no cárcere, não puderam ir à Cova da Iria.

Em 13 de outubro, uma multidão de 70 mil pessoas lotavam o local das aparições e testemunharam o sol mover-se entre chamas multicores, como se fosse se destacar do firmamento. E deixou sua mensagem ao mundo: “Rezem o terço todos os dias; rezem muito e façam sacrifícios pelos pobres pecadores; são muitos os que vão para o inferno por não haver quem se preocupe em rezar e fazer sacrifícios por eles. A guerra logo vai acabar, mas se não pararem de ofender ao Senhor, não passará muito tempo para vir outra pior. Abandonem o pecado de suas próprias vidas e procurem eliminá-lo da vida dos outros, colaborando com a Redenção do Salvador”.

Muita Luz a todos!

Homenagem aos Pretos Velhos

Por Herika Sotero

Preto velho

Prezados leitores,

Hoje dia 13/05, dia  da abolição da escravidão no Brasil é também o dia em que se homenageia os Pretos Velhos na Umbanda. Por essa razão o texto publicado hoje é sobre essas carismáticas entidades. Tema sugerido por Stéffany Alves de Almeida.

Pretos-velhos são espíritos que se apresentam em corpo fluídico de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. Sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos "seus filhos".

São entidades desencarnadas que tiveram pela sua idade avançada, o poder e o segredo de viver longamente através da sua sabedoria, apesar da rudeza do cativeiro demonstram fé para suportar as amarguras da vida, consequentemente são espíritos guias de elevada sabedoria geralmente ligados à Confraria da Estrela Azulada dentro da Doutrina Umbandista do Tríplice Caminho (AUMBANDHAM - alegria e pureza + fortaleza e atividade + sabedoria e humildade), trazendo esperança e quietude aos anseios da consulência que os procuram para amenizar suas dores, ligados a vibração de Omolu, são mandingueiros poderosos, com seu olhar prescrutador sentado em seu banquinho, fumando seu cachimbo, benzendo com seu ramo de arruda,rezando com seu terço e aspergindo sua água fluidificada, demandam contra o baixo astral e suas baforadas são para limpeza e harmonização das vibrações de seus médiuns e de consulentes. Muitas vezes se utilizam de outros benzimentos, como os utilizados pelo Pai José de Angola, que se utiliza de um preparado de "guiné" (pedaços de caule em infusão com cachaça) que coloca nas mãos dos consulentes e solicita que os mesmos passem na testa e nuca, enquanto fazem os seus pedidos mentalmente; utiliza-se também de vinho moscatel, com o que constantemente brinda com seus "filhos" em nome da vitória que está por vir.

São os Mestres da sabedoria e da humildade. Através de suas várias experiências, em inúmeras vidas, entenderam que somente o Amor constrói e une a todos, que a matéria nos permite existir e vivenciar fatos e sensações, mas que a mesma não existe por si só, nós é que a criamos para estas experiências, e que a realidade é o espírito. Com humildade, apesar de imensa sabedoria, nos auxiliam nesta busca, com conselhos e vibrações de amor incondicional. Também são Mestres dos elementos da natureza, a qual utilizam em seus benzimentos.

Os Pretos Velhos: Os espíritos da humildade, sabedoria e paciência.

Os Pretos Velhos são entidades cultuadas pelas religiões afro-brasileiras, em especial a Umbanda. Incluem os Tios e Tias, Pais e Mães, Avôs e Avós todos com a forma do idoso, do senhor de idade, do escravo. Sua forma idosa representa a sabedoria, o conhecimento, a fé. A sua característica de ex-escravo passa a simplicidade, a humildade, a benevolência e a crença no “poder maior”, no Divino.

A característica desta linha seria o conselho, a orientação aos consulentes devido a elevação espiritual de tais entidades, são como psicólogos, receitam auxílios, remédios e tratamentos caseiros para os males do corpo e da alma.

Os Pretos Velhos seriam as entidades mais conhecidas nacionalmente, mesmo por leigos que só ouviram falar destas religiões Afro-Brasileiras. O Preto Velho é lembrado também pelo instrumento que normalmente utiliza, o cachimbo.

Os nomes de alguns Pretos Velhos comuns de que se tem notícia são: Pai João, Pai Joaquim de Angola, Pai José de Angola, Pai Francisco, Vovó Maria Conga, Vovó Catarina. Pai Jacó, Pai Benedito, Pai Anastácio, Pai Jorge, Pai Luís, Mãe Maria, Mãe Cambina, Mãe Sete Serras, Mãe Cristina, Mãe Mariana, Maria Conga, Vovó Rita, Vovó Joana dentre outros.

Na Umbanda os Pretos Velhos são homenageados no dia 13 de maio, data que foi assinada a Lei Áurea, a abolição da escravatura no Brasil.

Os pontos servem para saudar a presença das entidades, firmar sua força durante os trabalhos espirituais e envolver a todos os presentes, mas principalmente aos médiuns de incorporação, como uma harmonia a ajudá-los a se desligarem para que esta ocorra.

*****

Esse texto foi retirado do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Preto-velho. Foi propositalmente postado na íntegra, sem qualquer mudança nas palavras utilizadas. E como tudo o que é pesquisado na internet, tem seu lado bom e ruim. Sei que muitos não concordam com algumas partes escritas, eu mesma não concordo com alguns pontos do texto.

Mas o mais importante disso tudo é sermos críticos e racionalizar sobre as informações obtidas nos diversos lugares, seja em um texto na internet ou mesmo em um centro espírita.

Quando falamos em Preto Velho, temos a figura de um escravo, de um senhor já em idade avançada, apenas para representar um espírito humilde e bastante sábio (pelas experiências adquiridas), o que não significa necessariamente que todos eles já tenham sido escravos em alguma encarnação, mas o que também não exclui essa possibilidade.

Da mesma maneira, pode-se citar a utilização de alguns objetos e substâncias (por exemplo, os cachimbos e bebidas alcoólicas) durante os trabalhos e reuniões espíritas, pois é sabido que não há a necessidade de tal utilização. Salvo em algumas excessões onde é explicada a necessidade de utilização de cada um deles.

O importante, a saber, é que toda essa simbologia comumente encontrada por ai, não precisam realmente ser utilizadas, vai da preferência individual da entidade, e também da necessidade de cada médium, já que este, muitas vezes gosta de tudo aquilo que esta vendo, bem como de fazer alguns “agrados” às entidades, às vezes como forma de agradecimento.

Temos também que levar em consideração que cada espírito é único, assim como cada encarnado, que possuem suas características próprias e um modo particular de trabalho.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Os Caboclos

Por Herika Sotero

XAMÃ

Amigos leitores,

Hoje escreverei algo referente aos Caboclos, entidades estas tão importantes e conhecidas em nosso meio. Tema sugerido por Steffany Alves de Almeida, também membro do nosso grupo. Nesta breve postagem, espero, passar informações úteis que ajudem no esclarecimento de dúvidas de muitas pessoas sobre eles.

Umbanda, religião e ciência, absorção das vibrações cósmicas que atuam sobre a natureza. Congregação de Entidades que se apresentam em formas diversas, espargindo o bem, a necessária ajuda ao ser humano. Dentre os Protetores que se agrupam em Falanges, uma se destaca notadamente pela pujança, vigor e pela presteza com que se apresenta auxílio aos necessitados: a Falange dos Caboclos.

São entidades, espíritos que trabalham na caridade como verdadeiros conselheiros, nos ensinando a amar ao próximo e a natureza, são entidades que tem como missão principal o ensinamento da espiritualidade e o encorajamento da fé, pois é através da fé que tudo se consegue.

Os Caboclos, de acordo, com planos pré-estabelecidos na Espiritualidade Maior, chegam até nós com alta e sublime missão de desempenhar tarefa da mais alta importância, serem os Guias-Chefes dos médiuns tornando-se assim, Grandes Chefes de Terreiros umbandistas.

Os Caboclos vêm auxiliar na caridade do dia a dia aos nossos irmãos. Constituem o braço forte dentro da Umbanda, trabalham muito nas sessões de desenvolvimento mediúnico, nas desobsessões, na solução de problemas psíquicos e materiais, nas demandas materiais e espirituais e uma série de outros serviços e atividades executados nos Centros Espiritas.

São profundos conhecedores das ervas e seus princípios ativos, muitas vezes, suas receitas produzem curas inesperadas, pois limpam a nossa aura e proporcionam uma energia de força que irá nos auxiliar para que consigamos o objetivo que desejamos.

Eles prestam serviços também ao Kardecismo, nas chamadas sessões de “mesa branca”, sem preconceito e com muita sabedoria.

É também mensagem passada pelos caboclos, que não cai uma folha da jurema, sem ordem de Oxalá, ou seja, que tudo na vida tem motivo e que nossas ações são registradas na lei de causa-e-efeito, ou lei do karma. Mas isso não significa ficar passivo, esperando o pior acontecer. Os Caboclos também ensinam a termos coragem e a sermos guerreiros na vida, lutando pelo que é justo e bom para todos. No que é possível, os caboclos nos ajudam a entrar na macaia (a mata que simboliza a vida), a cortar os cipós do caminho (vencer as dificuldades) e, caso necessário, caçar os bichos do mato (vencer as interferências espirituais negativas).

Uma semana muito iluminada a todos!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Curta e Sábia!

Por Herika Sotero

lobo em nós

Queridos leitores,

Segue abaixo um texto enviado por Caio Takacs, e como o próprio título nos sugere, passa uma mensagem bastante sábia. Afinal, qual lobo estamos alimentando?!

 

Uma noite, um velho índio falou ao seu neto sobre o combate que acontece dentro das pessoas.

Ele disse: - Há uma batalha entre dois lobos  que vivem dentro de todos nós.

Um é Mau - A raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, orgulho, falsidade,
superioridade, ego, mentira, hipocrisia, traição.

O outro é Bom - Alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão, gratidão, sinceridade. Amor!

O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô:
- Qual lobo vence?

O velho índio respondeu:
- "Aquele que você alimenta!"

quarta-feira, 4 de maio de 2011

A Criança e Jesus.

Por Herika Sotero

mães

Prezados leitores,

É com imenso prazer e honra que aceitei o convite para dar continuidade ao blog neste pequeno intervalo.

E aproveitando que o próximo domingo será Dia das Mães, nada mais justo da minha parte que postar um texto sobre elas.

O seguinte texto foi retirado do site http://www.momento.com.br, nosso parceiro, e fala exatamente sobre a função das Mães em nossas vidas.

 

Conta-se que um Espírito, pronto para renascer, perguntou a Jesus:

Dizem-me que estarei sendo enviado à Terra amanhã...Tomarei um corpinho de criança e gostaria de saber como é que eu vou viver lá, sendo assim pequeno e indefeso?

E Jesus disse-lhe:

Entre muitos anjos, eu escolhi um especial para cuidar de você. Estará lhe esperando e tomará conta de você.

Mas o Espírito ainda um pouco preocupado falou novamente com Jesus: Diga-me, o que preciso fazer para ser feliz? Serei feliz lá?

E Jesus lhe respondeu: Seu anjo cantará e sorrirá para você... A cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e será feliz.

E como poderei entender quando falarem comigo, se eu não conheço a língua que os adultos falam?

Jesus o consolou dizendo:

Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a pronunciar as primeiras palavras e assim você reaprenderá a falar.

E como poderei andar, se minhas pernas serão frágeis e incapazes de sustentar o meu corpinho?

O Mestre o acalmou:

Para sustentá-lo você terá os braços do seu anjo, que velará noite e dia por você.

E o Espírito insistiu: E o que farei quando quiser falar com o Senhor?

Jesus esclareceu com carinho: Seu anjo lhe falará de Mim e do nosso Pai que é Deus, o Criador de todas as coisas, e lhe ensinará a entrar em contato Comigo através da oração.

Eu ouvi dizer que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?

Seu anjo o  defenderá mesmo que signifique arriscar sua própria vida.

Mas eu serei sempre triste porque eu não O verei mais por muito tempo.

Seu anjo sempre lhe falará sobre os Meus ensinamentos, lhe ensinará a maneira de vir a Mim, e Eu estarei sempre com você.

Naquele momento havia muita confiança no coração daquela futura criança, e as vozes da Terra já podiam ser ouvidas.

Nesse instante o Espírito, apressado, fez sua última pergunta:

Oh, Jesus, já estou pronto para ir agora, diga-me por favor o nome do meu anjo.

E Jesus, olhando-o com ternura respondeu: Você chamará seu anjo... de mãe! 

*   *   *

Cabe à mulher, que tem a honra de receber os filhos de Deus para ajudá-los a evoluir, a nobre missão de conduzi-los ao Criador, ensinando-os a viver com dignidade e fé.

Cabe ao homem, que se faz pai, a responsabilidade de assumir a paternidade com sobriedade e honradez.

Cabe ao pai e à mãe, na condição de cocriadores com Deus, a grandiosa missão de elevar a Humanidade aos altos planos da felicidade, tomando das mãos dos homens, ainda crianças, para que aprendam a trilhar os caminhos dos verdadeiros homens de bem.


Tenham uma Boa Semana!