quinta-feira, 26 de março de 2009

Irmãos em perigo

neverending

Autor: André Luiz

Psicografado por Francisco Cândido Xavier

 

Os que pretendem transformar o próximo de um dia para outro, a golpes verbais.

Os que descobrem pareceres inteligentes e bons conselhos para todas as pessoas, distraídos dos problemas que lhe são próprios.

Os que colocam a mente em outro mundo, de maneira absoluta, sem atender aos deveres do mundo em que respiram.

Os que permanecem incessantemente preocupados em se defenderem.

Os que fazem dez projetos maravilhosos por dia sem concretizar nenhum deles em dez anos.

Os que reconhecem a grandeza das verdades divinas, mas que jamais dispõem de tempo para cultivá-las, em favor da própria iluminação.

Os que adiam indefinidamente para amanhã o serviço da compreensão e do amor ao próximo.

Os que se sentem senhores exclusivos de todos os trabalhos no campo da caridade, sem distribuir oportunidade de serviço aos outros.

Os que declaram perdoar a ofensa, mas que nunca conseguem esquecer o mal.

Os que encontram ensejo de se entendiarem da vida.

(Artigo publicado a pedido de Elaine. Mande-nos sua sugestão de publicação também!)

terça-feira, 24 de março de 2009

Em torno da Mediunidade

Emmanuel chico

Autor: Emmanuel
Psicografia de Chico Xavier


Ser médium não é simplesmente fazer-se veículo de fenômenos que transcendem a alheia compreensão.

Acima de tudo, é indispensável entendamos na faculdade mediúnica a possibilidade de servir, compreendendo-se que semelhante faculdade é característica de todas as criaturas.
Acontece, porém, que o homem espera habitualmente pelas entidades protetoras em horas de prova e sofrimento, para arremessar-se ao estudo e ao trabalho quase sempre com extremas dificuldades de aproveitamento das lições que o visitam, quando o nosso dever mais simples é o de seguir, em paz, ao encontro da Espiritualidade Superior, movimentando a nossa própria iniciativa, no terreno firme do bem.

A própria natureza é pródiga de ensinamentos nesse particular.
A terra é médium da flor que se materializa, tanto quanto a flor é medianeira do perfume que embalsama a atmosfera.

O Sol é o médium da luz que sustenta o homem, tanto quanto o homem é o instrumento do progresso planetário.

Todos os aprendizes da fé podem converter-se em médiuns da caridade através da qual opera o Espírito de Jesus, de mil modos diferentes, em cada setor de nossa marcha evolutiva.

Ampara aos teus semelhantes e encontrarás a melhor fórmula para o seguro desenvolvimento psíquico.

Na plantação da simpatia, por intermédio de uma simples palavra, estabelecemos, em torno de nós, renovadora corrente de auxílio.
Não aguardes o toque de inteligências estranhas à tua, para que te transformes no canal da alegria e da fraternidade, a benefício dos outros e de ti mesmo.

Podes traduzir a mensagem do Senhor, onde quer que te encontres, aprendendo, amando, construindo e servindo sempre, porque acima dos médiuns dessa ou daquela entidade espiritual, desse ou daquele fenômeno que muitas vezes espantam ou comovem, sem educar e sem edificar, permanecem a consciência e o coração devotados ao Supremo Bem, através dos quais o Senhor se manifesta, estendendo para nós todos a bênção da vida melhor.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Construtores do amanhã

amanha bezerra

Autor: Bezerra de Menezes (espírito)

Filhos da alma, que Jesus nos abençoe!

O Espiritismo é uma nascente de bênçãos que flui incessantemente, oferecendo a água cristalina da Verdade para todos os sedentos da Humanidade.
Podemos considerá-lo, também, como o Sol da Nova Era aquecendo os corações enregelados, e libertando as mentes angustiadas.
É verdade que a dor parece zombar das gloriosas conquistas contemporâneas. Do seu crivo, ninguém na indumentária carnal consegue escapar.
Aqui é a violência, sob todos os aspectos considerada, ceifando a floração de vida que não chegou à maturidade...
Ali é o sofrimento mal contido no íntimo dos corações, arrancando da face a máscara da falsa alegria.
Mais distante, são os desejos irrealizados, convertidos em conflitos tormentosos, gerando desinteligência e padecimentos profundos.
Em todo lugar, a presença do sofrimento abençoado!
Oh! dor bendita, que vergas a cerviz dos poderosos e demonstras a fatuidade das conquistas terrenas!
Bendigamos a oportunidade de experimentar, nas carnes da alma, a presença do sofrimento, transformando-se, pela resignação e coragem do enfrentamento, em condecorações luminosas, que nos destacarão na grande jornada em direção da luz imarcescível.
Vivemos o momento da grande transição que deixa a impressão de que os Ouvidos Divinos nos penetrais do Infinito não escutam o clamor da Terra...
Nunca, entretanto, como hoje, a Misericórdia do Pai Amantíssimo tem respondido às multidões desarvoradas as súplicas que Lhe são dirigidas.
Jamais, como agora, o Amor de Jesus enviou à Terra Embaixadores tão numerosos para que possam apresentar-Lhe a mensagem dúlcida do amor, que ficou esquecida na memória dos tempos...
Heróis anônimos da caridade, missionários da renúncia, cientistas e pensadores, artistas e estetas mergulham, sem cessar, nas sombras terrestres para evocar e viver a proposta do Amor como dantes nunca havia ocorrido.
É verdade, filhas e filhos da alma, que as aflições permanecem, também através do sítio estabelecido por mentes desencarnadas, que buscam cercear-vos o passo, vitimadas pela revolta, tentando obstaculizar a marcha do progresso moral.
Afirmais, muitas vezes, que sentis os aguilhões, as flechas disparadas pelos arqueiros das Trevas, dilacerando-vos a intimidade dos sentimentos.
Reportai-vos continuamente a esse cerco feroz que parece triunfar em alguns arraiais da sociedade.
Não vos esqueçais, porém, do Amor do Pai Celestial, generoso, e da Misericórdia de Jesus que vos não esquecem e, a cada momento, o silêncio da sepultura arrebenta-se, trazendo-vos de volta os Mensageiros da Verdade, os novos construtores do amanhã para sustentar-vos na luta.
É natural, meus filhos e minhas filhas, que tal ocorra.
Não se pode edificar, num planeta de provas e expiações, transitando para o grau de regeneração, senão com a presença do sofrimento, que foi cristalizado pela nossa intemperança, resultante do nosso processo evolutivo no passado, quando ainda nas vascas da ignorância do ontem.
...Mas, o Deotropismo arrasta-nos e a Voz do Cristo, convocando as Suas ovelhas ao rebanho, fascina-nos.
Não temamos nossos irmãos enlouquecidos. São Filhos de Deus, credores da nossa compaixão e da nossa misericórdia. Hostilizando-nos, necessitam de nós e, por nossa vez, deles necessitamos. Estendamos-lhes os braços afetuosos, ofertemos-lhes a oração de fraternidade e juntos busquemos Jesus.
Alcançais, a pouco e pouco, novos patamares da evolução, embora o Movimento Espírita apresente as dificuldades compreensíveis defluentes da vulgarização da mensagem, diminuindo em qualidade o que ganha em quantidade.
As diretrizes aqui exaradas, as decisões aqui estabelecidas nestes dias e a vossa dedicação constituem o selo de garantia no trabalho enquanto estiverdes submetidos à inspiração do Mestre Galileu.
Permanecei devotados, esquecei as diferenças e recordai-vos da identidade dos conceitos, deixando à margem os espículos, os desvios de opinião, para, unidos, pensarmos juntos, na construção do amor por definitivo em nosso amado planeta.
Vossos guias espirituais assistem-vos e Ismael, em nome de Jesus, guia-vos.
Sigamos, pois, Espíritos-espíritas e espíritas-Espíritos, dos dois planos da Vida, de mãos dadas, entoando o nosso hino de alegria por gratidão a Jesus pela honra de havermos sido chamados, à última hora, para trabalhar na Sua Vinha...
Alegrai-vos, filhas e filhos da alma, bendizendo a honra de servir!
Que o Senhor de bênçãos vos abençoe hoje e sempre!
São os votos carinhosos do amigo paternal e humílimo de sempre.
Bezerra

*Mensagem psicofônica recebida pelo médium Divaldo Pereira Franco, no encerramento da Reunião Ordinária do Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira, no dia 9 de novembro de 2008, em Brasília, DF.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Fim?

untitled

Hoje abordaremos um tema pertinente a todos nós.

O que podemos concluir por um fim aos trabalhos que fazemos? Como saber se determinada missão nossa realmente chegou ao seu fim? Basta alguém nos falar? Devemos sentir?

Acredito que em primeiro lugar, devemos entender o que se configura por “fim”.

Lembremo-nos que toda vez que efetuamos um trabalho, estamos incomodando alguns irmãos que muitas vezes nem sabiam de nossa existência. E querendo ou não, nós somos os intrusos. Obviamente, quem se sente incomodado, não deseja permanecer na mesma situação.

Portanto, ao iniciarmos qualquer tipo de trabalho, devemos estar preparados para enfrentar ataques das mais variadas formas e intensidades.

Muito bem, mas e quanto ao “fim”?

Refletimos um pouco: Se tudo está conectado, ligado de alguma forma, será realmente que um fim existe?

Consideramos por encerrado algum trabalho, quando conseguimos por exemplo, doutrinar nossos irmãos que se encontram nas trevas, até que ambos os lados entendam o acontecido e não guardem mais suas mágoas, assim libertando-se um do outro.

Mesmo assim, imagine quantos não observaram todo aquele trabalho e também se sentiram incomodados ou até mesmo conseguiram enxergar uma excelente oportunidade de crescimento? Tenho certeza ainda, de que se estamos fazendo o trabalho certo, nosso próprio Pai faz com que uma centelha floreça dentro de outros irmãos, para que de uma forma errônea ou não, nos procure e seja ajudado, enquanto por outro lado, temos todos a incrível oportunidade de aprendermos mais, de adquirir mais experiência e também crescermos.

Afinal, temos tanto a aprender quanto qualquer outro irmão. Seria orgulho demasiado acreditar que somos donos da verdade. Jamais saberemos totalmente do sofrimento de nossos irmão até passarmos por aquilo na própria pele.

Podemos então concluir, que o fim, assim como o encaramos hoje, não existe. O que existe, entretanto, é a solução de determinado trabalho e consequentemente a preparação para um próximo, no qual provavelemente continuaremos a sofrer ataques.

Isso não significa que devamos desistir de nossos propósitos ou qualquer coisa do tipo. Nessa hora devemos lembrar de que trabalhos pela Luz, pelo Criador. E nada mais reconfortante e nada pode passar mais confiança do que isso.

Conhecer e acrediar o lado pelo qual carregamos uma bandeira é de extrema importância e deve ser sempre lembrado.

Seria hipocresia acreditar que todos devemos estar sempre 100% no nosso dia a dia ou ainda devemos ter nossa vida como consequencia de tudo isso. Muito pelo contrário. Somo humanos, devemos sentir, em nossa alma, todas as sensações, para assim aprendermos e evoluirmos. Nossa vida é consequencia de nossas escolhas, e somente das nossas escolhas, de mais ninguém. Somos donos de nossa verdade.

Honremos nossa missão meus irmãos! Honremos a confiança e a imensurável oportunidade que nos foi dada. Honremos nosso Pai Todo Poderoso.

…e que venham os próximos trabalhos!

(Este artigo foi escrito com a ajuda de nossos irmãos espirituais)

quarta-feira, 18 de março de 2009

Biografia de Allan Kardec

akardec

Grandes irmãos!

Saber que Allan Kardec é um dos principais (senão o principal) nome do Espiritismo, todos sabemos. Sendo o Codificador dessa maravilhosa Doutrina, acredito que saber quem foi este maravilhoso irmão é essencial. Sua história de vida, seus ensinamentos baseados na Doutrina… tudo se faz de extrema importância.

Reconhecer o porque o autor pintou aquele quadro nos faz saber apreciar melhor tal obra, compreender melhor.

Estes dois links que seguem, talvez longo aos nossos olhos, são apenas amostras da grande jornada do que o Prof. Rivail passou enquanto encarnado. O primeiro foi é da Federação Espírita Brasileira, cujo link da biografia completa na página é de Henri Sausse, lido em 31 de março de 1896, na cidade de Lion, França, pelo 27º aniversário de descesso de Kardec. O segundo é um pronunciamento feito por Camille Flammarion sobre o túmulo de nosso grande professor, retirado do livro Obras Póstumas.

Divirtam-se! (E não esqueçam de comentar!)

http://www.febnet.org.br/apresentacao/content,,,28.html

http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/op/op-02.html

terça-feira, 17 de março de 2009

Renascimento

Saudações à todos!

Lembremo-nos que o Luz de Aruanda jamais deixou de existir.

Por anos esse lindo grupo pode ter deixado de atuar efetivamente, da maneira como imaginamos ser a ideal. Mas se raciocinarmos de maneira mais abrangente, entenderemos que nem mesmo um grão de areia se move se não for pela vontade de nosso Pai maior.

Uma colônia celestial tão linda, tão cheia de luz, jamais poderia deixar de existir.

Honremos nossos irmão de Luz, honremos essa grandiosa e graciosa responsabilidade da qual fomos presenteados, da qual fomos confiados. Façamos juz ao chamado da Luz, lembrando sempre que muitos serão os chamados, porém poucos os escolhidos. E ser escolhido é uma decisão nossa.

Saibamos que fora a caridade não há salvação.

Esse grupo, em sua nova roupagem, em seus novos adeptos e com toda experiência já adquirida, carrega naturalmente em si uma Luz de tamanho imensurável. Portanto, sejamos dignos desse merecimento. Não vacilemos.

E nada melhor para entender tudo isso do que estas perfeitas palavras, retiradas do Prefácio do Evangelho Segundo o Espiritismo:

 

  Os Espíritos do Senhor, que são as virtudes dos céus, como um imenso exército que se movimenta, ao receber a ordem de comando, espalham-se sobre toda a face da Terra. Semelhantes a estrelas cadentes, vêm iluminar o caminho e abri os olhos aos cegos.

Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas devem ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos.

As grandes vozes do céu ressoam como o toque da trombeta, e os coros dos anjos se reúnem. Homens, nós vos convidamos ao divino concerto: que vossas mãos tomem a lira, que vossas vozes se unam, e, num hino sagrado, se estendam e vibrem, de um extremo do Universo ao outro.

Homens, irmãos amados, estamos juntos de vós. Ama-vos também uns aos outros, e dizei, do fundo de vosso coração, fazendo a vontade do Pai que está no Céu: ‘Senhor! Senhor!’ e podereis entrar no Reino dos Céus.

O ESPÍRITO DE VERDADE”